Fora da Faria: A gangorra macabra de juros altos e produtividade baixa

Como falar seriamente em competitividade e produtividade com uma Selic nesse nível?
Fora da Faria: A gangorra macabra de juros altos e produtividade baixa

Fora da Faria: A gangorra macabra de juros altos e produtividade baixa O Brasil enfrenta um problema estrutural de baixa produtividade, refletido em rankings internacionais, onde o país ocupa posições inferiores a outras nações com renda similar ou menor. Essa ineficiência é agravada por uma das taxas de juros mais altas do mundo, que funciona como um imposto sobre investimento e emprego, encarecendo o capital e desestimulando a modernização industrial. A consequência é um ciclo vicioso de baixo investimento, menor produtividade futura, cortes de empregos e salários, e perda de competitividade global.

  • O Brasil apresenta baixa produtividade, ocupando posições desfavoráveis em rankings internacionais.
  • Altas taxas de juros (Selic em dois dígitos) elevam o custo do capital, desestimulando investimentos e inovação na indústria.
  • O ambiente de negócios brasileiro é prejudicado por impostos complexos e gargalos logísticos.
  • Juros altos levam à redução de investimentos, adiamento de contratações, cortes de turnos e enxugamento de pessoal.
  • A política monetária, ao invés de estabilizar preços, freia a atividade produtiva e compromete o crescimento e a renda futura.
  • O país troca crescimento econômico e inovação por conforto financeiro de curto prazo na rolagem da dívida pública e remuneração de aplicações. https://www.cartacapital.com.br/blogs/fora-da-faria/a-gangorra-macabra-de-juros-altos-e-produtividade-baixa/
Write a comment