Ex-ministro de Sánchez é condenado a 24 anos por corrupção e abre crise política na Espanha

A Suprema Corte da Espanha condenou nesta segunda-feira (22) José Luis Ábalos, ex-ministro dos Transportes, a 24 anos de prisão por corrupção. A decisão é a primeira sentença de uma série de escândalos que atingem o Partido Socialista, legenda governista liderada pelo premiê Pedro Sánchez.
Ex-ministro de Sánchez é condenado a 24 anos por corrupção e abre crise política na Espanha

Ex-ministro de Sánchez é condenado a 24 anos por corrupção e abre crise política na Espanha A Suprema Corte espanhola condenou o ex-ministro dos Transportes, José Luis Ábalos, a 24 anos de prisão por corrupção em contratos públicos relacionados à pandemia. Essa é a primeira sentença de uma série de escândalos que afetam o Partido Socialista e o governo de Pedro Sánchez. A situação se agrava com investigações envolvendo a esposa de Sánchez e um ex-primeiro-ministro, levando a oposição a pedir eleições antecipadas.

  • José Luis Ábalos, ex-ministro dos Transportes da Espanha, foi condenado a 24 anos de prisão por corrupção.
  • Os crimes incluem organização criminosa, suborno, peculato e tráfico de influência, ligados à fraude em contratos públicos para compra de materiais médicos durante a pandemia de Covid-19.
  • Koldo García, assessor de Ábalos, foi condenado a 19 anos de prisão.
  • O empresário Víctor de Aldama recebeu uma pena de quatro anos e meio, suspensa por cooperação com a investigação.
  • A sentença de Ábalos é a primeira de uma série de escândalos que afetam o Partido Socialista e o premiê Pedro Sánchez.
  • A esposa de Sánchez, Begoña Gómez, também enfrenta acusações e teve seu passaporte retido.
  • O ex-primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero também é acusado de influenciar o governo.
  • A oposição conservadora pede a renúncia de Sánchez e a convocação de eleições. https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2026/06/ex-ministro-de-sanchez-e-condenado-a-24-anos-por-corrupcao-e-abre-crise-politica-na-espanha.shtml
Write a comment